Liberdade de escrever


Houve um tempo em que o escrever, para mim, era o colírio da alma. Havia até o horário do encantamento. E era sempre no silêncio das calmas noites da minha aldeia.

E esse tempo foi ficando na distância porque outro encantamento que mais sobressaía estava sobrenadando e fez com que meus rabiscos ocupassem apenas o plano principal que norteava minha vida. Minha mente precisava estar ativa e condicionada às minhas atividades cotidianas.

Mas o escrever essas coisas abstratas que nascem lá no âmago da gente sempre me fez falta.

E agora estou aqui, no meu canto encantado, ouvindo melodias que fazem meu espírito transmutar-se e peregrinar para outras esferas.

Estou aqui escrevendo para ocupar um pequeno espaço virtual e encontrar o ânimo de vocês todos no aguardo de algo genial.

Genial, talvez, jamais seria.

Mas a alegria de estar aqui e dizer o quanto eu perambulei pelo espaço sideral após o convite do Edinei Wassoaski para ser parceira do JMais.

A liberdade de escrever o que mais me tocasse fundo no momento foi a tônica principal para hoje eu estar aqui.

Saber que não precisarei ater-me a rígidas regras de um assunto e suas variações em torno de um mesmo tema.

Saber que não precisarei procurar tratados científicos específicos para colocar os meus ladrilhos nessas paredes.

Saber que hoje apenas faço esta minha apresentação e amanhã ou depois ou depois ainda poderei falar ou de espinhos ou de flores.

De nada mais eu preciso porque sei que agora estou de retorno ao meu ninho antigo, ao meu aconchego. Aqui aguardarei vocês para o aleatório brinde das tardes veraneiras, depois outonais e depois ainda nas frias de inverno, no desabrochar da primavera e no calor de muitos verões que ainda estão por vir.

E termino deixando para vocês um pedaço de um poema que Isis Maria Baukat, poetisa canoinhense, escreveu em 1983:

“Esta coluna pretende ser lareira para os invernos de todas as estações… e queria ser marinha-brisa para os verões que queimam além de sua justa duração.”

Adair.





Deixe seu comentário: