Noite de Oscar e todos os olhos se voltam para Hollywood neste domingo, 2.
Como aficionado por cinema, vou arriscar meus palpites para a premiação máxima da sétima arte.
Este não e um ano excepcional para o Oscar. Dos nove filmes que concorrem à estatueta principal, nenhum se destaca. Todos são muito bons, nenhum ótimo.
O meu preferido é O Lobo de Wall Street, pra mim superior até mesmo a Os Infiltrados, que deu o Oscar de melhor filme a Martin Scorsese, também diretor de Lobo.Pelas premiações que antecedem o Oscar, no entanto, o prêmio deve ficar entre 12 Anos de Escravidão e Gravidade, com Trapaça correndo por fora. Destes três, ficaria melhor nas mãos de Brad Pitt, um dos produtores de 12 Anos de Escravidão. O filme tem a cara do Oscar e trata de um fato histórico que muito incomoda os estadunidenses. A Academia tem essa vocação por redenção, e entregar o Oscar principal a um filme que lembra uma injustiça histórica é bem peculiar. Gravidade deve levar, com merecimento, todos os prêmios técnicos, sobrando a Trapaça a estatueta de atriz coadjuvante para Jennifer Lawrence.
Falando em interpretação, não tem pra ninguém na categoria masculina. Matthew McConaughey fez tudo o que a cartilha da Academia dita. Ficou feio, emagreceu e interpretou uma personalidade forte em Clube de Compras Dallas. Cresceu a campanha por Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão) nos últimos dias, mas difícil bater Matthew.
O prêmio feminino, se dependesse de mim, iria para Meryl Streep (Álbum de Família). Ela foi estupenda de novo. No entanto, parece cada vez mais claro que Cate Blanchett (Blue Jasmine) leve desta vez.
O prêmio de ator coadjuvante deve ir para Jared Leto, que seguiu a cartilha exatamente como Matthew em Clube de Compras Dallas.
O prêmio de direção deve ficar entre Alfonso Cuaron (Gravidade) e Steve McQueen (12 Anos de Escravidão). Eles chegaram a empatar no Sindicato dos Produtores.
Será uma festa interessante, com possibilidade de surpresas, o que para uma festa de duas horas e meia é muito bom.
E vocês, o que acham? Deem seus palpites.