Alteração do status aconteceu em cerimônia nesta quinta
Desde esta quinta-feira, 17, o Posto de Fiscalização Agropecuária do Pintado, em Porto União, às margens da BR 280, se tornou corredor de passagem para produtos de origem animal. A alteração do status aconteceu em cerimônia organizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
O Posto de Fiscalização Agropecuária em Porto União é de rechaço (proibindo a entrada de animais que descumpram as normas sanitárias do estado), e os pedidos das autoridades locais foram para que o posto permitisse o ingresso de produtos agropecuários. Vale ressaltar que é por meio dessas barreiras que se busca impedir, por exemplo, que as doenças e pragas sejam introduzidas ou reintroduzidas em Santa Catarina e venham causar impactos econômicos na produção animal e também vegetal.
O posto de fiscalização agropecuária do Pintado compõe o quadro de 63 postos de fiscalizações agropecuárias, localizados na divisa com os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e a fronteira com a Argentina.
Sendo assim, a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas é uma atividade decisiva realizada pela Cidasc, para promover medidas de proteção sanitária.