Durante o ano de 2013 a Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina contabilizou 19.070 acidentes com um saldo de 10.628 feridos e 509 mortes. A violência no trânsito ainda é assustadora, mas os números demonstram que mesmo com a evolução da frota nacional e estadual, a PRF/SC tem conseguidoreduzir o número de mortes em suas rodovias.
No último ano a frota estadual aumentou em 242.082 veículos e a frota nacional em 5.463.538. O número de mortes, entretanto, reduziu de 628 no ano de 2011, para 509 em 2013. As razões para essa redução se devem a um trabalho estratégico que teve inicio no final de 2011 com a intensificação da fiscalização de excesso de velocidade, causa direta de aproximadamente 20% das mortes no trânsito. Prova disso, é que em 2011 foram lavradas 182.904 multas de trânsito, número que aumentou para 315.561 em 2012 e 399.562 em 2013, sendo que a maioria das infrações registradas pela PRF são por excesso de velocidade. Conclui-se, assim, que a estratégia de aumentar a fiscalização de trânsito com o uso de radares estáticos surtiu os efeitos esperados, qual seja, a redução de mortes.
Da mesma forma, no final de 2012, com a entrada da Nova Lei Seca, a fiscalização da embriaguez ao volante foi intensificada, o que contribuiu ainda mais para a redução de mortes. Em 2011 a PRF/SC lavrou 2.369 multas por embriaguez ao volante e este número subiu para 3.026 em 2013, com a prisão em flagrante de 919 motoristas.
Analisando os acidentes por rodovias federais no Estado de Santa Catarina constatamos que as BRs 101, 282 e 470 foram as que tiveram as maiores reduções de mortes nos últimos três anos. Comparando os anos de 2011 e 2013 verificamos que houve 29 mortes a menos na BR-101, 33 na BR-282 e 56 mortes a menos na BR-470. Essas três rodovias foram as que receberam maiores investimentos em termos de fiscalização, com a implantação do sistema de vídeo monitoramento e radares fotográficos.
Os resultados obtidos demonstram que os órgãos de trânsito precisam continuar trabalhando com a fiscalização e combate às infrações de trânsito, visando a mudança de comportamento dos motoristas.