Cinco dicas para posicionar seu site no Google


Google posiciona os sites mais relevantes para os seus usuários nas primeiras posições

 

 

Um bom posicionamento de seu site nas buscas orgânicas é fundamental para o sucesso de sua empresa no meio digital, porém essa tarefa não é uma das mais fáceis, certo? Para te ajudar separamos para você 5 dicas para posicionar seu site no Google.

 

 

 

Para melhorar o posicionamento orgânico no Google a regra é bem simples, o Google posiciona os sites mais relevantes para os seus usuários nas primeiras posições das buscas orgânicas, e a otimização de sites ajuda nisso. Para obter cada vez mais relevância e um SEO de qualidade, é necessário ter um conteúdo de qualidade.

 

 

 

 

SEO significa search engine optimization (otimização para mecanismos de busca). Se você acompanha a coluna deve estar familiarizado com esse termo, caso não, é mais do que recomendado você seguir os links aqui apresentados.

 

 

 

 

SEO é um série de técnicas usadas para otimizar seu site, assim podendo disputar as melhores posições orgânicas de mecanismos de busca, ou seja, com essas técnicas podemos conquistar posições porém sem uma estratégia de defesa você pode acabar ficando para trás.

 

 

 

 

 

Antes de passarmos para as dicas vamos comentar brevemente sobre o SEO.

 

 

 

 

 

CONHEÇA A BASE DO SEO

 

RELEVÂNCIA

 

Como já havíamos falado, ter um conteúdo de qualidade, ou seja, relevante, capaz de proporcionar uma boa experiência para seu consumidor, de maneira simplificada, quanto mais relevante você for, mais as pessoas vão acessar seu site. Assim, o Google entende que seu site é relevante e, por fim, melhor você posiciona seu site no Google.

 

 

 

 

 

Como eu faço para ser mais relevante?

 

Tenha um site bem desenvolvido

Ter um site mal desenvolvido acaba com a experiência do visitante em seu site, já ter um site bem desenvolvido com um conteúdo devidamente planejado, pode gerar resultados incríveis, ainda falando em resultados temos um post incrível sobre isso.

 

 

 

 

 

Tenha um conteúdo de qualidade

Ter um conteúdo bem desenvolvido é a base de quaisquer estratégias aqui apresentadas, caso você não saiba como fazer isso pode contar com o auxílio profissional.

 

 

 

 

 

 

AUTORIDADE

 

Como consequência de um bom trabalho, a autoridade é um dos gatilhos mais poderosos, usados por profissionais do marketing, pode levar algum tempo até você se tornar uma autoridade.

 

 

 

 

Os bots do Google, de maneira resumida indexarão seu site, interpretando seu conteúdo, é por isso que ter meta description, meta title, meta keywords, distribuição correta dos H1 (Headline) e H2 é fundamental para o Google posicionar seu site em determinadas pesquisas. Caso não saiba do que estou falando não se preocupe, ainda neste post irei comentar sobre.

 

 

 

 

 

 

 

PERFORMANCE

 

Aqui se encontra a etapa de defesa, pois até o presente momento comentamos sobre conquistar posições. Aqui você já deve ter um bom posicionamento, seu conteúdo é bem desenvolvido, você consegue trazer tráfego para seu site, e faz campanhas de Google ADS. Caso queira aprender mais sobre Google ADS clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

COMO POSICIONAR SEU SITE NO GOOGLE

 

1* USE AS FERRAMENTAS CERTAS

 

Para que você consiga conquistar e defender suas posições é necessário ter alguma ferramenta que mensure esses resultados, como o Google Analytics e Google Search Console.

 

 

 

 

Google analytics

Esta fantástica ferramenta gratuita do Google permite monitorar e analisar os dados de acesso e comportamento do seu web site, aplicativo mobile e canal do Youtube. Você já sabe da importância desta ferramenta. Já leu nosso post apresentando a última versão do Google Analytics o GA4? Não clique aqui para ler.

 

 

 

 

 

Google Search Console

Recomendado para qualquer pessoa que tenha um site e noções básicas de Marketing Digital, essa ferramenta é muito utilizada por Webmasters, pois os dados fornecidos pelo Search Console se bem utilizado e interpretados, apontam o caminho para subir nas buscas orgânicas do Google. Mas as noções básicas do Search Console podem ser facilmente aprendidas por qualquer pessoa.

 

 

 

Suas métricas, se somadas com o Google Analytics, trazem uma visão completa sobre como os mecanismos de busca veem seu site, assim como ver o comportamento dos usuários que trafegam por seu site.

 

 

 

 

Temos um post especial destacando essa ferramenta, Conheça o Google Search Console.

 

 

 

 

 

 

 

2* USE TAGS H1 E H2 E METAS TAGS

 

Muitas pessoas que criam um site acham que as tags Hs são somente usadas para estilização para os usuários, porém os mecanismos de busca também se baseiam nelas para deduzir qual é o tipo de conteúdo que está trabalhando,  afinal as tags H1, H2, H3 e H4 também são uma ótima maneira de mostrar a estrutura do seu conteúdo e enfatizar seus pontos principais.

 

 

 

 

As metas tags são trechos de código HTML, que descrevem o conteúdo do site. Ou seja, são os metadados da página. Usadas para descrições, títulos, palavras chaves e outras informações que são lidas pelos bots do Google.

 

 

 

 

Existem diversas aplicações para essas metas, como por exemplo, habilitar o css responsivo no site, redirecionar e conter instruções de programas. São implementados dentro das tags Head de um página.

 

 

 

 

 

 

3* SITEMAP PARA OS MECANISMO DE PESQUISA

 

Se você achar que o Google não consegue posicionar algumas páginas em seu site, crie um mapa do site, ou seja, um mapa do site projetado especialmente para mecanismos de pesquisa.

 

Para isso você terá que criar um arquivo XML e apontar para o Google Search Console. Mas não se preocupe, essa dica não é estritamente necessária, porém é recomendada, caso não saiba como fazer peça para os responsáveis técnicos de seu site, ou conte com algum gerador de sitemap de sua preferência.

 

 

 

 

 

 

4* MELHORE A VELOCIDADE DE SEU SITE

 

Atualmente o Google usa um medidor de velocidade de site em dispositivos móveis, como fator de posicionamento, isso melhora também a experiência do usuário, isso faz parte da entrega de conteúdo de qualidade.

 

 

 

Com uma experiência melhor, o tempo que o visitante fica na página aumenta, o que impacta positivamente no posicionamento de seu site no Google, afinal ele entende que seu site é relevante.

 

 

 

 

 

 

5* BUSQUE TRÁFEGO DE OUTRAS FONTES

 

Os chamados backlinks, são links externos que levam para seu site, uma boa maneira de conseguir esses backlinks é escrever para um coluna em um jornal digital como por exemplo.

 

 

 

Realizar uma boa gestão de redes sociais pode trazer tráfego externo, é por isso que você também deve ter uma boa estratégia de redes sociais, somada com muitas outras, assim como e-mail marketing, que pode e deve ser combinado a um bom blog, que por si só traz bons resultados no posicionamento de seu site e pode gerar um grupos de leads mais aquecidos.

 

 

 

Temos um post que trata sobre estratégia de marketing digital: Conheça 5 incriveis estratégias de marketing digital.

 

 

 

 

 

Escrito por: Alisson Júlio Silveira

Desenvolvedor WordPress – Studio Silver





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