Conheça o novo Google Analytics (GA4)


As análises são feitas com base no comportamento do público do seu negócio

 

O Google Analytics 4, antes chamado de “App + Web”, é um tipo de propriedade, com relatórios diferentes daqueles usados nas propriedades do Universal Analytics. Uma das principais características que diferem o GA 4 do Universal Analytics, é poder usar em um site, app ou ambos.

 

 

 

Se você já usa o Analytics, esta fantástica ferramenta e gratuita do Google, que permite monitorar e analisar os dados de acesso e comportamento do seu web site, aplicativo mobile e canal do Youtube, já sabe da importância desta ferramenta. Caso não clique aqui antes de continuar.

 

 

 

 

“O GA4 permite integrações de aplicativos mobile e dados de uso do site em uma única propriedade do Google Analytics.”

 

 

 

É recomendado mesmo que você não tenha um app, crie e use a propriedade GA4, pois futuramente o Google deixará de atualizar as versões do GA. O Google Analytics 4 também utiliza a biblioteca gtag.js do GA3, mas usa um novo modelo de medição chamado modelo “Evento + Parâmetro”.

 

 

 

 

Antes de continuarmos existem algumas considerações…

 

 

 

 

“Se você usa uma plataforma da Web (CMS em geral como: WordPress, Wix, Loja Integrada, Construtor de sites) que requer o fornecimento de um ID “UA-” (ou seja, não aceita um ID “G-“), não é possível usar uma propriedade do Google Analytics 4.”

 

 

 

 

“Se você utiliza recursos e relatórios do Universal Analytics, recomendamos configurar seu site no Google Analytics 4 e no Universal Analytics. Assim, você pode explorar sua propriedade do Google Analytics 4 e mudar para a do Universal Analytics a qualquer momento.”

 

 

 

 

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NOVO GA

 

» NOVOS RELATÓRIOS E ANÁLISES BASEADOS NO COMPORTAMENTO DO USUÁRIO

 

Relatórios baseados no ciclo de vida do cliente, como já havíamos comentado, a forma como os relatórios do Google Analytics são criados, compõem uma das maiores diferenças em relação à versão anterior. Os dados fornecidos através desses relatórios, servem como base para estabelecimento de estratégias de marketing, específicas para cada etapa do funil de vendas.

 

 

 

As análises são feitas com base no comportamento do público do seu negócio, elas não ocorrem mais de forma fragmentada, baseada na segmentação por dispositivos ou por plataforma que são usados pelos consumidores para acessar os canais da sua empresa e entrar em contato com a sua marca.

 

 

 

 

» PREVISÕES COM BASE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

Insights e previsões com a inteligência artificial, isso já é realidade do GA porém com a evolução de versão, podemos criar alertas sobre as tendências observadas nos dados. Esse dado é de grande valia, afinal podemos tomar ações antecipadas assim estar preparado para o balanço do mercado.

 

 

 

 

 

» MELHOR INTEGRAÇÃO COM O GOOGLE ANALYTICS

 

Com uma troca de informação maior e mais profunda, os profissionais de marketing poderão construir e manter um tráfego mais específico em seus aplicativos. Assim, caso o usuário se qualifique para uma determinada lista (ou etapa do funil de vendas específica), passa a receber o conteúdo da mesma, automaticamente, assim a cada transferência para uma etapa mais avançada, o conteúdo recebido torna-se igualmente ou mais relevante. Melhorando a experiência dos  usuários de seu site e/ou app, bem como melhora os anúncios de seu negócio.

 

 

 

 

 

» ADEQUAÇÃO PARA O FUTURO

 

Outra mudança muito importante é baseada na adequação da plataforma para um futuro sem uso dos cookies. Essa mudança veio através da pressão feita por diversos países com relação à privacidade e segurança dos dados de quem usa a plataforma.

 

À medida que os cookies de terceiros são eliminados, para que as empresas também não tenham que se sujeitar a processos jurídicos, o aprendizado de máquina poderá substituir essa capacidade para prever o comportamento baseado em informações históricas deixadas de outras formas na web.

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

O novo Google Analytics traz diversas melhorias, afinal agora poderão obter um entendimento mais profundo de todo o ciclo de vida dos seus clientes, desde o momento em que eles são apenas visitantes até se tornarem leads, prospects, clientes e ainda melhorar a fidelização do cliente.

 

 

 

Existem outras vantagens que não foram listadas aqui, mas comentadas em nossos blog de dicas, bem como muitos outros assuntos relacionados a Google Analytics em especial o GA4, assim como artigos relacionados a Marketing digital, começando no site, passando por Google Ads e Redes sociais.

 

 

 

 

Agora que você sabe um pouco sobre Google Analytics (GA4), que tal aprender mais de SEO e seu papel no Marketing Digital?

 

 

 

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira

Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver





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