O que é copywriter e como usá-lo no marketing


Quando você oferece algo limitado, a pessoa ou cliente que está lendo, se sente importante

 

 

 

 

Um copywriter é um criador de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, em sites, emails, catálogos, anúncios e cartas de vendas por exemplo, é um profissional responsável pelo desenvolvimento e envolvimento de um texto.

 

 

 

 

Um bom copywriter tem a função de convencer seu cliente através do texto. No marketing ele precisa convencer seu público alvo a comprar aquele produto ou a adquirir aquele serviço, convencendo de que ele precisa daquele produto ou serviço. A diferença entre um designer gráfico e um copywriter é que o designer faz uma arte chamando a atenção pela imagem, já o copywriter, chama a atenção pelo texto, por palavras chaves, prendendo a sua atenção, é um trabalho um tanto quanto difícil, porém extremamente eficaz, pois se a pessoa ou cliente se prendeu ao seu texto tem uma porcentagem muito alta de adquirir aquilo.

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O que não usar em texto copywriting
Para um bom texto, você precisa se aprofundar no assunto em que deseja escrever. Se o conteúdo que você for escrever descreva Empresas, você precisa entender o que é uma empresa, para que você chame a atenção desse público alvo. Dentro do significado dessa palavra, existem várias palavras chaves. Para que isso se torne fácil, por exemplo:

 

 

 

 

-Faturar
-Falir
-Crescer
-Desenvolver

 

 

 

 

Esses são alguns exemplos que prendem a atenção de donos de empresas, por eles sempre quererem Faturar, Crescer e Desenvolver, jamais querem Falir, então eles buscam por essas palavras chaves. É extremamente fácil prender eles com essas palavras e por isso quando for fazer um conteúdo, entenda do que ela se trata e dê um passo a frente do que eles esperam.

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Boas Práticas usadas no copywriting
Sem sombra de dúvidas a melhor prática a ser tomada em textos de copywriting é o psicológico, pois nele estão todas as nossas vontades, desejos, entre outras milhões de sensações, e é totalmente com ele que você pode trabalhar, por exemplo com:

 

 

 

 

Reciprocidade: Esse princípio psicológico sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva. É o famoso “gentileza gera gentileza”.

 

 

 

 

Aprovação Social: A principal aprovação social conclui que somos totalmente influenciados em nossas decisões, quanto mais as pessoas optam por algo, mais as outras tendem a tomar a mesma atitude.

 

 

 

Afeição/Afinidade: É o princípio psicológico que afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas, seja por medos, angústias, habilidades e características parecidas.

 

 

 

Autoridade: Esse gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer quem ele julga como superior, por uma questão de respeito.

 

 

 

 

Compromisso e Coerência: Defende que, ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida.

 

 

 

 

Escassez: É um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos em posição de perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional (parte do cérebro límbico) e tenta evitar essa sensação.

 

 

 

 

 

Percebeu como somos totalmente influenciados pelo nosso cérebro, isso é totalmente normal, então por que não usar isso a nosso favor.

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Dicas para um bom texto

 

1 – Conheça seu público
Entenda muito bem sobre o assunto que você irá escrever, não importa qual seja, entenda e se aperfeiçoe sobre ele, nesse texto ele precisa, tirar todas as dúvidas e fazer com que o leitor dele queira adquirir, aquele produto ou serviço.

 

 

 

 

2 – Prove o que você está dizendo
Para toda pessoa sentir firmeza na hora de uma decisão é essencial, pois nessa firmeza você faz com que ela não tenha medo de tomar essa decisão, faça ela entender que ela precisa disso, e sempre mostre firmeza em suas linhas ou palavras.

 

 

 

3 – Ofereça algo limitado
Quando você oferece algo limitado, a pessoa ou cliente que está lendo, se sente importante por ter essa oportunidade de estar lendo seu texto ou conteúdo, pois em nossas mentes, é algo fundamental e psicologicamente gostamos de nos sentirmos importantes diante desta situação.

 

 

 

4 – Faça seu cliente concordar com o que você está dizendo
Por exemplo, mostre a ele que ele precisa desse serviço, falando todas as oportunidades, todas as metas, exatamente mostre a ele que é tudo que ele precisa e tudo que ele sempre sonhou.

 

 

 

 

5 – Conte Histórias
Mostre relatos de outras pessoas que já passaram pelo seu texto e diga como eles estão agora depois de terem adquirido essa oportunidade única porque, aliás, esse texto é limitado a pessoas importantes.

 

 

 

 

Bom, um copywriter tem essa enorme tarefa de prender seus clientes ou pessoas ao texto, é um trabalho difícil e exige muita dedicação, mas quando bem feito, ele mostra GRANDES resultados.

 

 

 

Escrito por: Décio Eluan Padilha

Designer Gráfico – Studio Silver





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